Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Extensão

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 12h28 | Última atualização em Domingo, 25 de Novembro de 2018, 01h35

Programa: Grupo Astronômico Carl Sagan

Grupo Astronômico Carl Sagan (GACS), com sua história de anos de divulgação e popularização da ciência no Ifes Cariacica, nos próximos anos dará um passo a mais nessa jornada. O intuito do Programa é difundir a ciência, cultura e tecnologia, a uma comunidade que ainda tem pouco acesso a tais produtos, e se utilizará como meio para isso a Astronomia, pois tal ciência tem caráter interdisciplinar, potencializador, no que se refere ao fascínio humano, e transformador, por sua relevância sócio-histórico cultural. A proposta é que os participantes do Grupo Astronômico Carl Sagan possam atuar como agentes em diversos espaços públicos e instituições de ensino da Grande Vitória. Com a orientação dos professores e dos próprios membros do grupo, os participantes terão que montar apresentações, oficinas, exposições ou outras atividades que tenham relevância com o programa, devidamente avaliadas, a serem ofertadas e levadas aos locais de aplicação do programa. Durante o andamento do programa é esperado que o Ifes Cariacica possa criar mais um laço de relacionamento com a comunidade de sua vizinhança. Outro intuito é a de mobilização estudantil dentro do campus, ao se utilizar como agente transformador da sociedade os próprios alunos de um grupo estudantil voltado a divulgação científica.

Coordenador: Luiz Otávio Buffon

 

Projeto: Instituto Federal para Todos

O Projeto Instituto Federal para Todos, que consiste em uma preparação para o processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes. Um dos objetivos desse projeto é fazer com que adolescentes tenham acesso a cursos preparatórios e que possam ser aprovados no Processo Seletivo do Ifes 2019/1. Porém, mais do que aprovação no referido processo seletivo, queremos transformar a vida desses adolescentes, dando-lhes a oportunidade de cursar um ensino médio de qualidade possibilitando uma carreira profissional. 

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

 

Projeto: Pré-Enem Comunitário

O Ifes, campus Cariacica, por meio de professores e alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física e outros colaboradores, têm contribuído e têm muito a contribuir para a difusão da educação, ciência e tecnologia na região da cidade de Cariacica e no Estado do Espírito Santo, de modo que atender a todos os bairros, não seria uma tarefa fácil, mas atender seletivamente, tendo como limitações às dependências do Campus e sua logística, seria algo factível. Pensando nesse contexto, propoe-se a modalidade de projeto de extensão, o Pré-Enem como uma preparação que atenderá a qualificação para entrada no ensino superior público ou privado.

Coordenador:  Wesley Spalenza

 

Projeto: Show da Física

Atualmente temos um grupo denominado de Show de Física do Ifes de Cariacica que prepara apresentações lúdicas com experimentos físicos. O grupo composto por professores e alunos que escreveram roteiros das apresentações, construíram os equipamentos que consistem de experimentos instigantes que demonstram um conjunto de fenômenos físicos. O projeto consiste em uma forma de mostrar  uma apresentação rápida e coerente de diversos experimentos e fenômenos físicos despertando a curiosidade dos alunos.  O Show da Física foi concebido pelo NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino da Física) do IFES de Cariacica.

Coordenador: Cleiton Kenup Piumbini

 

Projeto: Saque para Vida

O projeto Saque para Vida visa à melhoria das habilidades motoras e técnicas de adolescentes da comunidade de Itacibá em Cariacica e estudantes do Ifes Cariacica, através da prática do voleibol. Um dos objetivos desse projeto é proporcionar momentos para que esses adolescentes possam interagir com outros em um espaço seguro, aliando a prática regular de esportes, o que contribui na construção de habilidades sociais. Por ser uma atividade praticada em equipe, o voleibol incentiva seus participantes a trabalharem em conjunto para a realização de um objetivo em comum, promovendo a partilha de responsabilidade, ajudando até mesmo os mais novos a saber a respeitar outras pessoas, na comunicação e na liderança.

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

 

Projeto: Ifes Esportivo

Este projeto visa à melhoria das habilidades motoras e técnicas de crianças e adolescentes da comunidade residentes na região do bairro Itacibá em Cariacica, por meio da prática do futebol. Um dos objetivos desse projeto é proporcionar momentos para que crianças possam interagir com outras em um espaço seguro, aliando a prática regular de esportes, o que contribui na construção de habilidades sociais e procedimentais, além de favorecer a saúde. Por ser uma atividade praticada em equipe, o futebol incentiva seus participantes a trabalharem em conjunto para a realização de um objetivo em comum, promovendo a partilha de responsabilidade, ajudando até mesmo os mais novos a saber a respeitar outras pessoas, na comunicação e na liderança.

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

 

Projeto: Doação de Sangue Voluntária no Ifes Cariacica

Um dos objetivos desse projeto é promover a consciência na comunidade interna e externa do Ifes Cariacica com a prática da doação de sangue voluntária, pois assim, o estoque do HEMOES (Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia) ficará abastecido e dessa forma poderemos contribuir com a melhor qualidade de vida para as demais pessoas hospitalizadas e que precisam de transfusão de sangue. Além das doações de sangue voluntárias nas ações que serão realizadas, também serão feitos cadastros de novos doadores de medula óssea no REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Pois quanto mais doadores estiverem cadastrados, maior a chance de ser encontrado um doador compatível de doação de medula para o paciente em tratamento médico.Ações como essas visam conscientizar os estudantes e servidores do Ifes Cariacica, bem como os munícipes de Cariacica a praticarem a doação de sangue voluntária com regularidade e realizar o cadastro no REDOME.

Coordenadora:  Renata Có e Gomes

Fim do conteúdo da página