Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Extensão

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 12h28 | Última atualização em Domingo, 25 de Novembro de 2018, 01h35

Programa: Grupo Astronômico Carl Sagan

Grupo Astronômico Carl Sagan (GACS), com sua história de anos de divulgação e popularização da ciência no Ifes Cariacica, nos próximos anos dará um passo a mais nessa jornada. O intuito do Programa é difundir a ciência, cultura e tecnologia, a uma comunidade que ainda tem pouco acesso a tais produtos, e se utilizará como meio para isso a Astronomia, pois tal ciência tem caráter interdisciplinar, potencializador, no que se refere ao fascínio humano, e transformador, por sua relevância sócio-histórico cultural. A proposta é que os participantes do Grupo Astronômico Carl Sagan possam atuar como agentes em diversos espaços públicos e instituições de ensino da Grande Vitória. Com a orientação dos professores e dos próprios membros do grupo, os participantes terão que montar apresentações, oficinas, exposições ou outras atividades que tenham relevância com o programa, devidamente avaliadas, a serem ofertadas e levadas aos locais de aplicação do programa. Durante o andamento do programa é esperado que o Ifes Cariacica possa criar mais um laço de relacionamento com a comunidade de sua vizinhança. Outro intuito é a de mobilização estudantil dentro do campus, ao se utilizar como agente transformador da sociedade os próprios alunos de um grupo estudantil voltado a divulgação científica.

Coordenador: Luiz Otávio Buffon

 

Projeto: Pré-Enem Comunitário

O Ifes, campus Cariacica, por meio de professores e alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física e outros colaboradores, têm contribuído e têm muito a contribuir para a difusão da educação, ciência e tecnologia na região da cidade de Cariacica e no Estado do Espírito Santo, de modo que atender a todos os bairros, não seria uma tarefa fácil, mas atender seletivamente, tendo como limitações às dependências do Campus e sua logística, seria algo factível. Pensando nesse contexto, propoe-se a modalidade de projeto de extensão, o Pré-Enem como uma preparação que atenderá a qualificação para entrada no ensino superior público ou privado.

Coordenador:  Wesley Spalenza

 

Curso: Diálogos Formativos de Professores da Perspectiva Etnico-Racial

O curso tem como temática a educação para as relações étnico-raciais e apresenta-se na perspectiva de assumir o docente como intelectual da educação e portanto, um sujeito reflexivo e crítico da sua prática. O objetivo do curso é promover a formação continuada de professores na temática étnico-racial por meio do aprofundamento teórico do assunto e a reflexão da sua prática pedagógica. Ao mesmo tempo, alunos da licenciatura (formação inicial) participarão do curso, acompanhando esses docentes nos estudos e reflexões, especialmente na atividade de pesquisa sobre a prática pedagógica e assim, estarão mergulhados na realidade educacional, contribuindo na sua formação. Para tanto, no que tange a metodologia de trabalho, os temas desenvolvidos no curso serão trabalhados por meio de estudos dirigidos de artigos e de livros e da reflexão da prática pedagógica, trazendo suas vivências e experiências para a discussão, possibilitando a práxis pedagógica. Ao término do curso espera-se mudanças na prática pedagógica e que os docentes assumam-se como intelectuais do processo educacional.

Coordenador:  Aldieris Braz Amorim Caprini

 

Projeto: Show da Física

Atualmente temos um grupo denominado de Show de Física do Ifes de Cariacica que prepara apresentações lúdicas com experimentos físicos. O grupo composto por professores e alunos que escreveram roteiros das apresentações, construíram os equipamentos que consistem de experimentos instigantes que demonstram um conjunto de fenômenos físicos. O projeto consiste em uma forma de mostrar  uma apresentação rápida e coerente de diversos experimentos e fenômenos físicos despertando a curiosidade dos alunos.  O Show da Física foi concebido pelo NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino da Física) do IFES de Cariacica.

Coordenador: Cleiton Kenup Piumbini

 

Projeto: Ensinando e Aprendendo em espaços não-formais - Escola da Física

Este projeto consiste em uma ação de extensão que pretende desenvolver e fomentar o ensino da Ciência Física em espaços não formais de educação. Essa ação se dará por meio de oficinas e atividades experimentais, demonstrativas e interativas, que acontecerão nos espaços da ESCOLA DE CIÊNCIAS FÍSICAS DO PARQUE MOSCOSO, em Vitória -ES. Alunos de graduação, preferencialmente que estejam cursando os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física do Ifes, atuarão como monitores em atividades de experimentação e demonstração voltadas para professores e alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes particular e pública municipal, estadual e federal. Os alunos monitores serão orientados, por professores do Ifes, de maneira a prepará-los conceitual e procedimentalmente para realização de tais atividades. Paralelamente a este trabalho serão desenvolvidos também roteiros de apresentações, sugestões de melhorias nos equipamentos e pesquisas em ensino.

Coordenador: Robson Leone Evangelista

 

Projeto: Aprendendo a ser solidário com Lar dos Idosos "Avedalma"

O objetivo desse projeto é sensibilizar e promover experiências de solidariedade por meio de ações comunitárias, amor, atenção, carinho, união e a educação de valores, levando os alunos a visitarem o “Lar dos Idosos - Avedalma. A primeira etapa é a coleta de produtos alimentares, higiene pessoal e roupas usadas. A segunda etapa consiste na visita ao asilo, entregando os presentes de higiene e paralelo a essa ação é oferecido lanche com fundo musical do Coral da FAMES. Os alunos trazem alegria para os idosos e mostram a eles que envelhecer não é adoecer, mas sim viver. Infelizmente, muitos idosos não recebem a visita das famílias, são carentes de afeto, de atenção, sentindo-se esquecidos pela sociedade. Muitas vezes o que eles querem é somente serem ouvidos. E nesse ponto que a presença dos estudantes do Ifes campus Cariacica é valiosa, pois mostra que há pessoas que se interessam pela vida deles.

Coordenadora: Elisabeth Miranda Carvalho

 

Projeto: Ensinando e Aprendendo em espaços não-formais - Praça da Ciência

Este projeto consiste em uma ação de extensão que pretende desenvolver e fomentar o ensino da Ciência Física em espaços não formais de educação. Essa ação se dará por meio de atividades experimentais, demonstrativas e interativas, além de oficinas, que acontecerão nos espaços da PRAÇA DA CIÊNCIA, em Vitória -ES. Alunos de graduação, preferencialmente que estejam cursando os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física do Ifes, atuarão como monitores em atividades de experimentação e demonstração voltadas para professores e alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes particular e pública municipal, estadual e federal, bem como público em geral. Os alunos monitores serão orientados, por professores do Ifes, de maneira a prepará-los conceitual e procedimentalmente para realização de tais atividades. Paralelamente a este trabalho serão desenvolvidos também roteiros de apresentações, sugestões de melhorias nos equipamentos, pesquisas em ensino e propostas de novas oficinas.

Coordenador: Luiz Otávio Buffon

 

Fim do conteúdo da página